Tudo Sobre os Desafios da Vida Sitting looking over grass hill - Tudo Sobre os Desafios da Vida Bandeira

Perguntas Sobre o Divórcio


Perguntas sobre o divórcio – A perspectiva bíblica
Muitas pessoas odeiam as perguntas sobre o divórcio. O que a Bíblia diz?

Deus odeia o pecado, mas ama o pecador. Isso também é verdade sobre o divórcio – Deus odeia o divórcio, mas ama o divorciado. Você está considerando um divórcio? Por favor repense sua decisão. Se você é casado, Deus quer que você permaneça casado. Se você está separado, Deus quer que você faça tudo que for possível para que haja uma reconciliação. Apesar da Bíblia deixar bem claro o que Deus acha sobre o divórcio, por favor entenda que Deus não deseja que nenhum de Seus filhos sejam machucados fisicamente ou emocionalmente. Se você está em uma situação abusiva ou perigosa, procure ajuda profissional ou de sua igreja.


Perguntas sobre o divórcio – As respostas bíblicas
Então, para os que têm perguntas sobre o divórcio, o que a Bíblia diz? Deus não deixa qualquer dúvida sobre o assunto…

Mateus 19:1-9

Tendo Jesus concluído estas palavras, partiu da Galiléia, e foi para os confins da Judéia, além do Jordão; e seguiram-no grandes multidões, e curou-os ali. Aproximaram-se dele alguns fariseus que o experimentavam, dizendo: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. Responderam-lhe: Então por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la? Disse-lhes ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio. Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; {e o que casar com a repudiada também comete adultério.}

O que Jesus ensinou deixa bem claro que a única justificativa para o divórcio é imoralidade sexual. Na época de Moisés, uma sociedade dominada por homens, a permissão para o divórcio foi dada devido à "dureza dos corações". Se a mulher fizesse algo que causasse o repúdio de seu marido, a lei permitia que fosse livre, ao invés de ser sujeita ao seu desprezo.

1 Coríntios 7:10-16

Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela. E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele. Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. Mas, se o incrédulo se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou a irmã, não está sujeito à servidão; pois Deus nos chamou em paz. Pois, como sabes tu, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, como sabes tu, ó marido, se salvarás tua mulher?

Apesar dessa passagem aparentar estar em conflito com Mateus 19, essas passagens estão se referindo a dois assuntos diferentes. Os ensinos de Jesus em Mateus são direcionados à audiência judaica e ao casamento entre seguidores de Cristo. Paulo, em 1 Coríntios, está se referindo aos judeus e gentios depois da ressurreição de Cristo. Algumas dessas pessoas tinham se convertido ao Cristianismo, mas o cônjuge não.

A Bíblia ensina que se um descrente abandona o cônjuge crente, o crente não peca ao permitir o divórcio. No entanto, se um crente está casado com um descrente que está disposto a ficar, então o crente não deve procurar um divórcio: Pois, como sabes tu, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, como sabes tu, ó marido, se salvarás tua mulher?


Perguntas sobre o divórcio – Um resumo
Todas as perguntas sobre o divórcio podem ser resumidas da seguinte forma: um divórcio entre crentes sempre deixa uma má impressão sobre Jesus. Paulo nos disse: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1 Coríntios 10:31). Trazer glória a Deus deve ser o nosso alvo, mesmo quando o divórcio é uma opção.

Reflita sobre o caminho que você escolheu. Há um outro caminho? É o divórcio a única opção? Gostaríamos de encorajá-lo a procurar ajuda e aconselhamento da liderança de sua igreja. Divórcio não é o pecado que dá fim a todos os pecados, nem é a única resposta. O objetivo do crente acima de tudo é cuidar do nome e reputação de Jesus Cristo.

Malaquias 2:14-16

Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis.

Aprenda mais agora!



O que você acha?
Todos nós pecamos e merecemos o julgamento de Deus. Deus, Pai enviou o Seu único Filho para satisfazer o julgamento por aqueles que creem nEle. Jesus, o Criador e eterno Filho de Deus, viveu uma vida sem pecado e nos ama tanto que morreu pelos nossos pecados, tomando sobre Si o castigo que nós merecemos, foi enterrado, e ressuscitou dos mortos, de acordo com a Bíblia. Se você realmente crê e confia nisso de coração, e escolher receber a Jesus como o seu único Salvador, declarando, "Jesus é o Senhor", você será salvo do julgamento e passará a eternidade com Deus no céu.

Qual a sua resposta?

Sim, eu quero seguir Jesus

Eu já sou um seguidor de Jesus

Ainda tenho dúvidas





Como posso conhecer a Deus?




Se você morresse, por que Deus deveria deixar você entrar no céu?


Direito Autoral © 2002-2021 AllAboutLifeChallenges.org, Todos os Direitos Reservados