Tudo Sobre os Desafios da Vida Sitting looking over grass hill - Tudo Sobre os Desafios da Vida Bandeira

Lesão Cerebral Traumática


Lesão Cerebral Traumática – Uma História Pessoal
Há 8 anos, sofri uma Lesão Cerebral Traumática num acidente de viação. Existem diferentes categorias de lesões cerebrais, desde moderada (na qual eu me insiro) a severa. As lesões moderadas são sérias e debilitantes, enquanto que as lesões severas são extremamente incapacitantes.

Dizer que se trata de algo frustrante, atemorizante e confuso é dizer muito pouco. Sofrer uma lesão cerebral é uma experiência que altera profundamente a sua vida. No meu caso, e no de muitos outros, é algo que não é reversível. Tenho 50 anos. Quando era adolescente tive um resultado de 132 num teste de QI. Há cerca de um mês atrás, obtive 96.

A minha lesão cerebral também afetou aqueles que me rodeiam: família, patrões, médicos e amigos. Eles perceberam a perda das minhas capacidades, a minha lentidão de pensamento e mudança de comportamento como um pedido de compaixão, preguiça da minha parte e atribuíram-me muitos outros “rótulos”, uns simpáticos mas, a maioria, negativos.

A minha própria vida exemplifica o fato de que o trauma cerebral é uma lesão muito traiçoeira, da qual grande parte das pessoas não possui qualquer conhecimento. É uma lesão que esconde alguns dos problemas, enquanto outros são bem visíveis. Quer estejam escondidos ou visíveis, estes problemas manifestam-se de várias formas nocivas. O pensamento positivo, visualizações, afirmações e outras tantas coisas não parecem ter qualquer efeito em mim.


Lesão Cerebral Traumática – Alienação
Depois da minha lesão cerebral, passei por um período de total afastamento de todos os membros da minha família. A minha esposa divorciou-se de mim, a minha família não compreendia, os meus amigos perderam o interesse em mim, até a minha própria igreja se afastou. As pessoas excluíam-me. Sentia-me como se não tivesse uma rede de segurança ou um sistema de apoio que me pudesse suster. Tenho a certeza de que também contribuí para esta situação com os meus pensamentos e comportamento inconsistentes: a minha ira, decepção e muitos outros fatores negativos dos quais sou culpado. A minha esposa divorciou-se de mim há 2 anos. Durante esta e outras provas, a minha segurança e auto-estima sofreram muito. Enfrentei uma forte depressão e dor pelo que estava acontecendo comigo. Pessoalmente, estou confuso grande parte do tempo.


Lesão Cerebral Traumática – Esperança em Cristo
O meu compromisso com Jesus Cristo é de grande ajuda para a minha vida. Acredito que existe um verdadeiro consolo ao saber que terminarei no céu um dia, onde Deus curará a mim e a outros. Devo esforçar-me continuamente para ler a Bíblia e tentar compreender a Sua palavra. Agradeço ao Senhor por me ajudar durante estes momentos tão difíceis, porque não teria conseguido fazê-lo sem Ele. É fácil confiar em Deus quando as coisas correm bem, mas é bem mais difícil confiar quando o mundo está a desabar à nossa frente.

Lidar com esta lesão é de fato doloroso, frustrante e muito deprimente. Cheguei à conclusão de que a maior parte das pessoas não faz ideia do que é uma lesão cerebral e pensa que estou simplesmente fingindo. Como eu consigo escrever e falar, não se apercebem que tenho uma lesão cerebral, o que é bastante frustrante para mim. Tentei por sete vezes o suicídio, todas as vezes com overdose de medicamentos. Por alguma razão, Deus manteve-me vivo. Reconheço que não percebo o porquê, mas tenho este sentimento real de que Deus tem um propósito para mim.

Tento focar-me nestas passagens bíblicas, as quais têm sido de grande ajuda:

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” – João 3:16 n “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." – Filipenses 3:13-14

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.”– Mateus 7:7-12

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração." – 1 Samuel 16:7

Encontre Esperança para a Sua Vida!

Por favor consulte o site www.tbiguide.com. Este site dá resposta a muitas questões básicas e é um excelente começo para as famílias, auxiliares, entre outros. Irá encontrar conselhos úteis e informação sobre lesões cerebrais.



O que você acha?
Todos nós pecamos e merecemos o julgamento de Deus. Deus, Pai enviou o Seu único Filho para satisfazer o julgamento por aqueles que creem nEle. Jesus, o Criador e eterno Filho de Deus, viveu uma vida sem pecado e nos ama tanto que morreu pelos nossos pecados, tomando sobre Si o castigo que nós merecemos, foi enterrado, e ressuscitou dos mortos, de acordo com a Bíblia. Se você realmente crê e confia nisso de coração, e escolher receber a Jesus como o seu único Salvador, declarando, "Jesus é o Senhor", você será salvo do julgamento e passará a eternidade com Deus no céu.

Qual a sua resposta?

Sim, eu quero seguir Jesus

Eu já sou um seguidor de Jesus

Ainda tenho dúvidas





Como posso conhecer a Deus?




Se você morresse, por que Deus deveria deixar você entrar no céu?


Direito Autoral © 2002-2021 AllAboutLifeChallenges.org, Todos os Direitos Reservados