Tudo Sobre os Desafios da Vida Sitting looking over grass hill - Tudo Sobre os Desafios da Vida Bandeira

Pacientes com Câncer


Pacientes com Câncer – Chocados
É comum, nos pacientes com câncer, uma reação de perplexidade e incredulidade quando são diagnosticados com esta doença. De repente, surge uma necessidade para nos distanciarmos do inimaginável…fomos atacados pessoalmente sem qualquer aviso. À procura de justiça, gritamos: “É falta! O câncer atingiu-me quando não estava à espera. A vida não é justa!” Somos demasiado jovens, raramente estamos doentes, ou até já perdemos um amigo querido ou familiar por causa desta doença. Reagimos como se estivéssemos cegos e ficamos confusos.

A vida é injusta. O câncer é injusto. Quando associamos Deus a qualquer um dos dois, ficamos confusos. Deus é soberano sobre o câncer e o que Ele é capaz de fazer sobrepõe-se à própria vida. Em Desapontado com Deus,1 Philip Yancey escreve acerca de um homem chamado Douglas, cuja mulher batalhava contra o câncer da mama metastático. Durante esse período, um condutor embriagado incapacitou permanentemente Douglas, deixando-o em sofrimento e incapaz de trabalhar a tempo integral. Em vez de expressar desapontamento com Deus, o marido disse a Yancey:

“Aprendi a olhar para além da realidade física deste mundo e olhar em direção à realidade espiritual. Temos tendência para pensar que a vida deveria ser justa porque Deus é justo. Mas Deus não é vida. Se confundir Deus com a realidade física da vida, ao esperar ter boa saúde constantemente, por exemplo, então estarei a dirigir-me para um desapontamento avassalador. Se desenvolvermos uma relação com Deus, separada das circunstâncias da nossa vida, então talvez sejamos capazes de nos mantermos firmes quando a realidade física desmoronar. Podemos aprender a confiar em Deus apesar das injustiças da vida.”


Pacientes com Câncer – Falta de Visão
O câncer coloca todas as pessoas no mesmo terreno. Qualquer que seja a educação, finanças ou estilo de vida, somos todos candidatos a câncer. O câncer não é um castigo por mau comportamento nem uma recompensa saudável por bom comportamento! A doença, contudo, acaba por “recompensar” qualquer pessoa que consiga ter a oportunidade de se concentrar nas coisas importantes da vida.

No meio dos tratamentos e exames, há tempo para nos concentrarmos nas promessas, decisões e compromissos. Temos falta de visão quando ignoramos os avanços diários que tornam as nossas dores mais fáceis de suportar, que prolongam a nossa vida e limitam a doença. Devemos tomar a decisão de nos afastar da grande letra “C” e direcionar o nosso olhar para o poder da letra “P” - pessoas que se preocupam conosco, como os médicos, amigos e família. Podemos colocar os nossos olhos na procura de uma atitude positiva. Uma oração de agradecimento poderá desatar o poder das promessas de Deus. “Ora, àquele [Deus] que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Efésios 3:20).


Pacientes com Câncer – Visão Distorcida
É prática comum entre os médicos darem “probabilidades” à luz das taxas de sucesso, recuperação e procedimentos. Melissa era uma bela jovem de vinte anos, diagnosticada com linfoma Hodgkin. A quimioterapia deu-lhe uma margem de recuperação de 85%. Mas um mês mais tarde, os tumores cresceram. Um transplante de medula óssea oferecia 35% de probabilidades de cura, com 15% de hipótese de se livrar de vez do Hodgkin. Após uma recaída que terminou em pneumonia, Melissa ficou com “perto de 0%” de probabilidades de sobrevivência.

Todos nós lidamos com percentagens: exames, esportes, as taxas de crescimento dos nossos filhos. Algumas destas percentagens são até distorcidas ou manipuladas para servir um propósito. Mas Deus não precisa que Lhe seja dada qualquer vantagem para cumprir os Seus propósitos. Só quando o paciente com câncer deixa de tentar controlar a situação é que irá conhecer o Deus infalível que tem e assume o controle total de todas as coisas. “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim” (Lamentações 3:22). Exatamente uma semana depois de uma noite dedicada à oração, Melissa começou a respirar por si própria. Agora, no segundo ano da universidade, Melissa explica: “Quando atinges esse ponto mais baixo da sua vida, onde não há mais nada que possas fazer, então começas a dar-se conta de que Ele está no controle, e se entregares tudo a Ele, a vida é muito melhor.”


Paciente com Câncer – Visão Renovada
Em vez de nos vermos como mortos, derrotados ou angustiados, devemos renovar a nossa visão. Devemos compreender que as nossas vidas são consideradas como sendo altamente valiosas. Quando nos damos conta dos planos de Deus para as nossas vidas (Efésios 1:4–5), a nossa visão é renovada e nos vemos como Deus nos vê (Romanos 8:38–39).

Encontre Esperança!

1 Philip Yancey, Disappointment with God (Grand Rapids, MI: Zondervan Publishing House, 1988), 182-184.



O que você acha?
Todos nós pecamos e merecemos o julgamento de Deus. Deus, Pai enviou o Seu único Filho para satisfazer o julgamento por aqueles que creem nEle. Jesus, o Criador e eterno Filho de Deus, viveu uma vida sem pecado e nos ama tanto que morreu pelos nossos pecados, tomando sobre Si o castigo que nós merecemos, foi enterrado, e ressuscitou dos mortos, de acordo com a Bíblia. Se você realmente crê e confia nisso de coração, e escolher receber a Jesus como o seu único Salvador, declarando, "Jesus é o Senhor", você será salvo do julgamento e passará a eternidade com Deus no céu.

Qual a sua resposta?

Sim, eu quero seguir Jesus

Eu já sou um seguidor de Jesus

Ainda tenho dúvidas





Como posso conhecer a Deus?




Se você morresse, por que Deus deveria deixar você entrar no céu?


Direito Autoral © 2002-2021 AllAboutLifeChallenges.org, Todos os Direitos Reservados